"Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos" Manoel de Barros

terça-feira, novembro 28, 2006

O outro

O outro... esse vácuo em silêncio que me devora
O outro... que nos pequenos movimentos cotidianos
me condena de modo tão penetrante quanto sutil
... e ri.
O outro que me acusa, o outro que me desperta,
o outro que me manda plantar batatas
pois não precisa de mim. O outro.
O outro que me requisita quando não quero
ou quando não posso, nauseada que estou.
O outro que me lembra das horas
e dos compromissos que tenho, mas não queria
[são tantos os compromissos]
O outro que me assusta, que temo
sem precisão, com precisão.
O outro de quem preciso com tanta força
que chego a querer esquecer
O outro que não compreende, nem é compreendido
que apreende de modo tão incerto
o dito e o não dito.
O outro que triunfa sobre o desespero dos que não podem
O outro que rejeita as inquietações, as fragilidades,
que reina no império das certezas e da altivez.
O outro que aponta a minha mesquinhês,
a minha insensatez (ou a sensatez indesejada)
que aponta tudo aquilo que não quero
ora a dar-me palmatórias,
ora a fazer troça do que não me faz rir.
O superoutro que faz do eu um solitário
em seu próprio silêncio a devorar-se.

(escrito em fev/2004)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial